Investir em segurança no trabalho é atuar dentro das normas exigidas por lei. Esse conjunto de regras adotadas por uma empresa tem o intuito de minimizar os acidentes, reduzir doenças ocupacionais (que causam alterações na saúde do trabalhador), proteger a capacidade de cada funcionário e alcançar diversos benefícios para a empresa, como os que você verá a seguir.
1 – O empregado que se sente seguro fica mais motivado
Ao evitar os riscos e garantir a saúde física, mental e social do funcionário, o empresário terá uma equipe mais ativa e motivada. Ao se sentir seguro e capacitado para as emergências, o colaborador tem prazer em exercer sua função, produzindo mais e melhor.
2 – Evita afastamentos do trabalho
Outro ganho para o empregador é o baixo índice de afastamentos do trabalho. A medicina do trabalho contribui diretamente na qualidade de vida dentro do ambiente de trabalho.
3 – Redução de gastos
Com a qualidade de vida no trabalho seja pela saúde como pela segurança, o empregador evita custos com afastamentos e ações judiciais.
4 – Demonstra o comprometimento e entrega credibilidade
Uma empresa que valoriza e prioriza a saúde de seus trabalhadores demonstra seu comprometimento sobretudo com pessoas e isso contribui especialmente para a sua credibilidade.
5 – Aumento da produtividade
Colaboradores que estão em boas condições de trabalho (física ou psicológica) produzem mais e entregam com qualidade.